sábado, 11 de maio de 2013

Artrite Reumatóide


O que é a Artrite Reumatóide?

Em condições normais, todos os seres humanos possuem um sistema imunológico (anticorpos) que funciona para nos proteger de tudo o que for estranho no nosso corpo. Todavia, no caso desta doença auto-imune, os anticorpos comportam-se de forma anormal e atacam as articulações.
Assim, a artrite reumatóide é uma doença auto-imune, sistémica, crónica e progressiva que afeta principalmente as articulações, mas é, na realidade, uma doença sistémica, ou seja, pode afetar órgãos, tais como o coração, os pulmões, os olhos, a pele, entre outros. Já o termo refere-se à inflamação das articulações que se caracteriza por dor, calor, aumento do volume e limitação de movimentos.

Origens e Causas

A causa exata da Artrite Reumatóide é desconhecida. É considerada uma doença na qual participam múltiplos fatores que devem convergir num indivíduo suscetível de desenvolver a doença. Por esse motivo, atualmente não existe um medicamento que cure esta doença. Os fatores relacionados com o desenvolvimento da doença são os seguintes:
  • Fatores genéticos (hereditariedade)   
    Existe uma predisposição genética que participa no desenvolvimento e gravidade da doença. Esta variação nas características hereditárias explica a razão pela qual, em presença da mesma doença, as manifestações clínicas podem variar de uma pessoa para outra, apresentando gravidade diferente.
  • Fatores ambientais      
    Existem fatores ambientais desencadeadores que, juntamente com os fatores genéticos, determinam o desenvolvimento da doença. Esses fatores incluem a localização geográfica/clima, nível de desenvolvimento, tabagismo, perfil hormonal e algumas infeções, principalmente por vírus. Isso não significa que esta doença seja consequência direta de uma infeção, mas sim que uma infeção pode alterar as células do sistema imunitário e desencadear autoimunidade.
  • Fatores genéticos e tabagismo               
    A Artrite Reumatóide, como qualquer outra doença, pode manifestar-se em diferentes etapas da vida, mas na maioria dos casos tem início entre os 30 e os 50 anos em ambos os sexos, embora seja mais comum nas mulheres. O consumo de tabaco é um potencial fator desencadeante.
Sinais e Sintomas

O principal sintoma é a inflamação das articulações. Além disso, podem aparecer nódulos duros (nódulos reumatóides) nas regiões de maior atrito da pele, como os cotovelos, ou na zona dorsal dos dedos das mãos e dos pés; também podem localizar-se nos órgãos internos. Com o tempo, a deterioração progressiva das articulações afectadas pode levar a deformidades.

Quando a doença se inicia, normalmente manifesta-se como inflamação simétrica das pequenas articulações (mãos, punhos e pés) que se encontram rígidas pela manhã. Decorrido um tempo variável (em média dois anos) após o diagnóstico, as articulações podem já encontrar-se deformadas pela inflamação crónica.          

Sinais e sintomas que se apresentam na artrite reumatóide:
  • Dor articular;
  • Inflamação articular;
  • Rigidez articular (sensação de “prisão” dos movimentos): geralmente aparece pela manhã e vai desaparecendo progressivamente à medida que o doente exerce a sua actividade diária; a sua duração e intensidade são variáveis.
Outros sintomas são:
  • Cansaço;
  • Febre;
  • Dores no corpo.
Tipos de Artrite

As articulações podem inflamar-se por diversas causas. Uma articulação inflamada não indica obrigatoriamente o aparecimento (ou o diagnóstico) de artrite reumatóide. O tipo de articulações que apresentam sinais de inflamação podem sugerir o diagnóstico de artrite reumatóide. A Artrite Reumatoide afeta normalmente as pequenas articulações das mãos e pés, dos punhos, cotovelos, ombros, joelhos e tornozelos; em geral fá-lo de forma simétrica, ou seja, se afectar o punho direito também afectará o punho esquerdo.

Como é diagnosticada a Artrite Reumatóide?

Habitualmente esta doença tem um início gradual com sintomas subtis que podem incluir: aumento de temperatura, inchaço e dor nas articulações e fadiga.               

O doente deve ser avaliado por um médico com experiência e conhecimentos para diagnosticar e tratar adequadamente a doença. Não existe um exame único para confirmar o diagnóstico; este só é definitivo quando o médico conjuga os sinais e sintomas encontrados no exame físico com o resultado dos exames de laboratório e das radiografias.

Exames laboratoriais que os médicos especialistas solicitam habitualmente:
  • Velocidade de sedimentação (VS): É um exame que mede a rapidez com que os glóbulos vermelhos descem num tubo de vidro com sangue durante uma hora. A VS é um indicador de inflamação e pode aumentar por diversas razões, entre elas a AR.
  • Proteína C reactiva (PCR): Consiste na detecção de uma proteína do sangue que é produzida no fígado e que aumenta quando há inflamação importante, como na AR. Também pode aumentar em caso de infecções, enfarte, traumatismo e outras doenças reumatológicas.
  • Factor reumatóide (FR): O FR é um auto-anticorpo (anticorpo dirigido contra o próprio organismo) que se identifica através de uma análise de sangue. Quando presente juntamente com os achados clínicos típicos, indica um possível diagnóstico de AR.
Tratamento

Ainda não existe um tratamento que possa curar, definitivamente, a artrite reumatóide (AR). No entanto, existem tratamentos que melhoram a capacidade de executar as actividades diárias e o bem-estar dos doentes, por meio da redução da inflamação, alívio da dor e redução dos danos articulares. Estes tratamentos vão desde simples medidas de alívio dos sintomas e terapias não medicamentosas até ao uso de fármacos com mecanismos de acção complexos. Todas estas medidas, atuando em conjunto, podem proporcionar ao doente com AR uma melhor qualidade de vida, com menos limitações e mais autonomia. Com os tratamentos disponíveis, a remissão da doença (ou seja, um estado em que o doente com AR possa viver a sua vida com normalidade, idêntica à que tinha antes de lhe ser diagnosticada a doença) deve ser o objectivo do tratamento da artrite reumatóide. Todavia, não existe cura para esta doença.

Associações

ANDAR - Associação Nacional dos Doentes com Artrite Reumatóide
LPCDR - Liga Portuguesa contra as Doenças Reumáticas
ANDAI - Associação Nacional de Doentes com Artrite e outros Reumatismos Infantis e Juvenis
SPR - Sociedade Portuguesa de Reumatologia
Portal da saúde - Reumatologia
Liberdade de Movimentos
Homepage Roche Portugal


Sem comentários:

Enviar um comentário